Os alunos devem consultar todas as informações relativas ao acesso ao ensino superior no Guia Geral de Exames 2024.
Os alunos internos e autopropostos têm de se inscrever obrigatoriamente para a 1ª fase das provas e exames do ensino secundário dos 11º e 12º anos de escolaridade nos prazos definidos.
-
- Prazo de inscrição 1ª Fase :
- de 26 de fevereiro a 8 de março
- Nos dois dias úteis seguintes ao da afixação das pautas de avaliação sumativa final do 3º período/2º semestre letivo – alunos que pretendam obter aprovação em disciplinas que frequentaram até ao final do ano letivo, realizam provas de equivalência à frequência, as quais são substituídas por exames finais nacionais quando existe essa oferta
- Prazo de inscrição para a 2ª fase: 15 e 16 de julho
- Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE)
- Prazo de inscrição 1ª Fase :
Pré-requisitos
Informações / Documentos
Exames Nacionais
Calendário dos exames nacionais
Instruções de Realização, Cotações e Critérios Gerais de Classificação
Provas de Equivalência à Frequência / Provas a Nível de Escola
Calendário das provas de Equivalência à Frequência 1ª Fase
Calendário das provas de Equivalência à Frequência 2ª Fase
Resumo da Norma 02/JNE/2024 – Instruções para a realização, classificação, reapreciação e reclamação de provas e exames
Processo de reapreciação
1.Deve ser observado o determinado no Capítulo VI do Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário (Despacho Normativo 4/2024, de 21 de fevereiro) e no Capítulo III – Reapreciação e reclamação das provas e exames da Norma 02/JNE/2024.
2. Os legítimos requerentes devem utilizar os modelos próprios de 2024, disponíveis para descarregamento em suporte digital no sítio do JNE da Internet (clicar para aceder). Estes modelos são editáveis, ou seja, os encarregados de educação ou o próprio aluno, quando maior de idade, podem escrever digitalmente neles, o que facilita a leitura da informação por parte de quem analisará o pedido (estabelecimento de ensino e JNE). Os referidos modelos também poderão ser preenchidos à mão, devendo o requerente ter o cuidado de o fazer com letra legível.