KA2 – Footprints

O projeto Erasmus + KA2 “Footprints – where have we come from, where will we go?” teve início na nossa escola em setembro de 2019 com um plano de trabalho para dois anos letivos (2019/21).

Envolve alunos entre os 14 e os 17 anos de idade e professores de outros três países europeus, Alemanha, Itália e Polónia que procuram descobrir as raizes da Europa atual através da sua história e processos de desenvolvimento comuns.

Na atual fase de alguma incerteza, perante o ressurgir de nacionalismos (Brexit) e os fortes movimentos migratórios, pretende-se refletir sobre as expectativas dos jovens, os seus sonhos, ambições e receios.

Através de experiências e trocas interculturais, os jovens analisarão como as diferentes comunidades valorizam o seu património cultural, como têm evoluído o mundo do trabalho e do emprego, a alimentação e os hábitos alimentares, os movimentos migratórios e a integração  dos migrantes, o turismo, num processo de descoberta da sua identidade comum.

As atividades desenrolam-se em cada localidade/escola e são partilhadas em momentos de intercâmbio, com visitas a cada uma das escolas parceiras.