Cursos Profissionais

Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado  por uma forte ligação com o mundo profissional.
Tendo em conta o perfil pessoal dos alunos, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local.

Para quem
Os Cursos Profissionais podem ser um percurso mais indicado quem:
– concluiu o 9º ano de escolaridade ou formação equivalente;
– procura um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho;
– não exclui a hipótese de, mais tarde, prosseguir estudos.

Qual o objetivo
Os Cursos Profissionais são percursos que cumprem vários objetivos:
– contribuem para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais para o exercício de uma
profissão;
– privilegiam as ofertas formativas que correspondem às necessidades de trabalho locais e regionais;
– preparam o acesso a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for essa a tua
vontade.

O que são
Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelos diferentes ritmos de aprendizagem.

O plano de estudos inclui três componentes de formação:
1. Sociocultural;
2. Científica;
3. Técnica.

A componente de formação Técnica inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho.

Organização

Os cursos profissionais decorrem ao longo de 3 anos letivos, estando a certificação de 12º ano dependente da conclusão com aproveitamento de todos os módulos de todas as disciplinas e de todas as UFCD que integram a matriz curricular do curso, da conclusão da Formação em Contexto de Trabalho (estágio) com a duração de 600 horas e da aprovação da Prova de Aptidão Profissional.

Em cada ano letivo, os alunos têm em média cerca de 1000 horas do currículo, distribuídos por horários semanais de 30 horas de aulas, podendo ainda ser completados por horas de formação em contexto de trabalho.

Os estágios podem ocorrer no final do 12º ano ou ao longo de 2 ou mesmo dos 3 anos dos cursos.

A Prova de Aptidão Profissional ocorre no final do curso.

A conclusão do curso fornece ao aluno um diploma de dupla certificação: académica e profissional.

 

Oferta de Cursos na ESCT:

O Curso de Técnico de Agências de Viagens e Transportes tem por objectivo preparar os alunos de modo a conseguirem efetuar o planeamento, a promoção e a venda de produtos e serviços turísticos, de modo a garantir um serviço de qualidade e a satisfação dos clientes.

Atividades principais:

  • Planear e organizar produtos e serviços turísticos, tendo em conta a estratégia e política comercial da organização, os clientes alvo e o mercado;
  • Prestar informações, promover e comercializar produtos e serviços turísticos, tendo em conta, a estratégia e política comercial da organização e as necessidades e motivações dos clientes;
  • Prestar assistência aos clientes com vista a garantir um serviço de qualidade e de acordo com os procedimentos adequados;
  • Atender e receber os clientes no local da prestação do serviço turístico, nomeadamente, acolhendo-os e dando-lhes as boas vindas, confirmando os dados da reserva e formalizando a documentação e os registos necessários, de acordo com os procedimentos adequados e as necessidades e motivações dos clientes;
  • Efetuar ou colaborar na prospeção de novos clientes, assim como na gestão da carteira de clientes e dos destinos e produtos turísticos;
  • Elaborar relatórios e outros documentos de controlo e organiza arquivos, relativos à sua atividade.

O curso tem como objetivo a aquisição de conhecimentos teórico-práticos necessários à integração no mercado de trabalho do Técnico Auxiliar de Farmácia. Nas suas funções, o Técnico Auxiliar de Farmácia deverá assegurar a execução de todos os atos inerentes ao exercício de tarefas de coadjuvação na área farmacêutica, sob o controlo e supervisão do diretor técnico da farmácia, em conformidade com a regulamentação aplicável e as normas de segurança e saúde no trabalho e de qualidade.

O Técnico de Turismo Ambiental e Rural executa serviços de receção, de informação, organização e animação de eventos e monitorização de atividades de animação turística, obtendo preparação específica para a aplicação de medidas de valorização do turismo em espaço rural e turismo da natureza.

Atividades principais: atendimento e receção; organização e dinamização de atividades de animação em espaços abertos e fechados; preparação e criação de materiais de informação turística.

O Técnico de Apoio à Gestão é o profissional qualificado que exerce competências no âmbito da gestão das organizações, apto a colaborar nos aspetos organizativos, operacionais e financeiros dos diversos departamentos de uma unidade económica/serviço público, com capacidade para tomada de decisões com base em objetivos previamente definidos pela administração/direção.

O Técnico de Design Gráfico é o profissional qualificado apto a conceber e maquetizar objetos gráficos bi e tridimensionais utilizando meios eletrónicos e manuais, bem como preparar a arte final para a impressão e acompanhar os processos de pré-impressão e impressão.

O Técnico de Informação e Animação Turística (apenas 12º ano em 2024/2025) presta informação turística, promove e comercializa produtos e serviços turísticos, executa serviços de receção, atendimento e monitorização de atividades de animação turística.

Atividades principais: atendimento e receção; monitorização de atividades de animação em espaços abertos e fechados; preparação e criação de materiais de informação turística; promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos.

O Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos é o profissional qualificado apto a realizar, de forma autónoma ou integrado numa equipa, atividades de conceção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas informáticos e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações.

O Técnico Comercial é o profissional qualificado apto a planear, coordenar e executar as atividades relacionadas com a promoção, comercialização e venda dos produtos e/ou serviços de uma empresa ou instituição, em colaboração como gestor/diretor de marketing e vendas.Exerce a sua função em departamento de vendas e/ou marketing integrados em entidades de diversos setores de atividade ou em empresas especializadas de marketing e comunicação.

O Técnico de Proteção Civil é o profissional qualificado apto a desenvolver atividades de prevenção de riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, assim como participar no planeamento de atividades de atenuação dos seus efeitos, de proteção, socorro e assistência às pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.