A inclusão e a integração são aspetos importantes da perspetiva do desenvolvimento humano, desde que tenham efeitos positivos não só para os indivíduos em deslocação e respetivas famílias, mas também para as comunidades que os recebem.
Relatório de Desenvolvimento Humano 2009: Ultrapassar Barreiras – Mobilidade e desenvolvimento humanos
Promover a plena integração dos formandos que frequentam os cursos de português para falantes de outras línguas (Português Língua de Acolhimento) na Escola Secundária de Cacilhas-Tejo constitui um dos desideratos deste espaço.
A aprendizagem da língua de Camões é condição essencial para a inclusão dos imigrantes, com consequências a nível pessoal, profissional e social. O conhecimento da cultura portuguesa e da cultura dos países de origem dos imigrantes, numa perspetiva da descoberta do outro, assume igualmente uma importância capital. Assim, dada a riqueza dos percursos dos formandos que frequentam a nossa escola, as suas histórias de vida, primeiras experiências em Portugal, pretende-se com este espaço potenciar a participação ativa dos adultos estrangeiros. O fascínio que decorre do encontro com o outro, do respeito pelas outras culturas repercutir-se-á positivamente nos formandos estrangeiros e, consequentemente, enriquecerá toda a comunidade.
Desta forma, os vocábulos inclusão e integração passarão a ser tomados como redução de distâncias, aproximação entre os povos, dádiva e partilha.
Para saber mais sobre esta oferta: https://www.acm.gov.pt/-/como-posso-frequentar-um-curso-de-lingua-portuguesa-para-estrangeiros-
Cartazes de divulgação do Português Língua de Acolhimento: