Assembleia Municipal Jovem de Almada (AMJA).

 

2023/2024

A Escola está a participar de novo neste projeto com três turmas do 11º e 12º anos, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. O tema desta edição é “Os objetivos Europeus da Juventude” e as turmas participantes  apresentaram os seus manifestos  eleitorais com propostas que se inscrevem nos referidos objetivos.

As eleições decorreram no dia 28 de fevereiro e os deputados eleitos são o Martim Prata e a Daniela Silva do 11ºF,  a Catarina Rodrigues do 12º E e a Margarida Afonso do 11ºC.

________________________________________________________________

2022/2023

No âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Ciência Política, a escola participa com cinco turmas do 11º e 12º anos no projeto Assembleia Municipal Jovem de Almada (AMJA). Este projeto que nasceu de uma proposta da Assembleia Municipal e foi devidamente apoiado na sua realização pela CMA, nomeadamente, pelos serviços da Divisão da Juventude.

Neste ano letivo, 2022/2023, a temática da AMJA é a Participação Democrática dos Jovens.

Pretende-se com este tema capacitar os jovens no que respeita à sua participação na tomada de decisão a nível municipal, fomentar a aproximação entre jovens e decisores políticos, com enfoque na importância do papel dos jovens nos processos de participação democrática.

O projeto desenvolveu-se entre outubro de 2022 e março de 2023 e incluiu sessões de capacitação das turmas envolvidas na escola, uma sessão com deputados à  Assembleia Municipal de cinco diferentes partidos políticos. Após estas sessões efetuou-se a eleição dos deputados, representantes da escola, na AMJA que se realizou a 23 de março.

A ESCT esteve representada ao mais alto nível pelas quatro deputadas à Assembleia Municipal Jovem de Almada –  Margarida (11ºH), Leonor Costa (12ºG), Leonor Pinto e Catarina Rodrigues (11ºD) . A nossa proposta não teve a maioria dos votos, mas as nossas deputadas são vencedoras!
A cidadania não se ensina, pratica-se!